top of page

As Esferas de Vidro

13/04/2023

Conta Calvino, nas suas Cidades Invisíveis que o jovem veneziano Marco Polo descrevera ao imperador Kublai Kan, várias cidades que visitara nas suas viagens sobre os territórios conquistados pelo Imperador dos tártaros. Relata Marco Polo que “no centro de Fedora, metrópole de pedra cinzenta, há um palácio de metal com uma esfera de vidro em cada divisão. Dentro de cada esfera, vê-se uma cidade azul que é o modelo para uma outra Fedora. São as formas que a cidade teria podido tomar se por uma razão ou por outra, não se tivesse tornado no que é actualmente. Em todas as épocas, alguém, vendo Fedora tal como era, havia imaginado um modo de transformá-la na cidade ideal, mas, enquanto construía o seu modelo em miniatura, Fedora já não era mais a mesma de antes e o que até ontem havia sido, um possível futuro, hoje não passava de um brinquedo numa esfera de vidro (…)”.

Calvino neste relato desarmante de Marco Polo, desafia a nossa tradicional compreensão sobre a gestão do território e leva-nos a pensar sobre a natureza da percepção e da experiência humana contemporânea. As dinâmicas de mudança são cada vez mais radicais e menos espaçadas no tempo, e por esta razão, o risco de se gerar mais uma “esfera de vidro” é muito elevado. O sustento do futuro constrói-se com o passado ou Marco Polo não estaria tão certo quando descrevera a cidade de Maurília a Kublai Kan: “o viajante é convidado a visitar a cidade ao mesmo tempo em que observa uns velhos postais ilustrados que mostram como esta havia sido (…) da mesma forma que os velhos postais não representam a Maurília do passado mas uma outra cidade que por acaso também se chamava Maurília.”    

Para percebermos melhor o futuro, entendo que teremos de recuar até 1891! Por esta altura, entre Abrantes e a Covilhã era inaugurado o primeiro lanço do Caminho de Ferro da Beira Baixa. Obra estruturante e de importância significativa no que diz respeito à mobilidade de mercadorias e pessoas na região. O desenho do caminho-de-ferro que abraçou a vila do Fundão na margem Nascente do casco velho, atrofiava, agora, toda uma perspectiva de expansão pela “linha” do monstro de ferro! Cerca de 50 anos após este incidente os urbanistas desenham uma cidade moderna apontando a urbe a Sul e Poente, no sentido do sopé da Serra da Gardunha. Com a topografia a condicionar por um lado e a linha de caminho-de-ferro por outro, as três últimas décadas do séc. XX são estimuladas por um crescimento urbano adoçado à estrada N18 e à linha do comboio, no sentido dos eixos comerciais a Norte (Covilhã). Se o relativo cosmopolitismo que o Fundão hoje adquire por comparação com o universo rural da sua envolvente, nos permite que se olhe para a Aldeia de Joanes como um micro “dormitório” à escala das áreas metropolitanas nacionais. Sabemos que a absorção de Joanes pela “cidade” ocorrerá nas próximas duas décadas, completando assim, o último passo no que diz respeito à expansão da massa construída sobre o aparente vazio a Poente. A indispensável demanda sobre a mobilidade territorial obrigará, a breve trecho, cerca de 150 anos após a sua construção, ao salto sobre a linha de caminho-de-ferro no sentido da auto-estrada! O legado permite-nos dizer que a Cidade, face aos actuais serviços, tecido empresarial, equilíbrio cultural e orgânica administrativa atingirá nas próximas duas décadas um contexto de maturidade que lhe permitirá colidir sem medo perante os novos desafios territoriais que possam surgir por competição vizinha ou desafio por circunstâncias globais. Será pleonástico afirmar que o Fundão em 2040 será mais inteligente e conectado com o mundo. Que será uma cidade com melhor qualidade de vida através do uso das novas tecnologias. Contudo será nesse momento de maturidade tecnológica aliada à consolidação da massa do “coração” urbano, que o Fundão ficará preparado a acolher a inevitável corrente de novos habitantes de plurais culturas e geografias que Marco Polo conhece e quererá relatar a Kublai Kan.   

340858758_144028648632266_624269472314022944_n.jpg
340888298_641580321313250_5479194706263659143_n.jpg
logo_jf_fb-1.jpg
bottom of page